terça-feira, 11 de maio de 2010

5ª Maratona Internacional Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor, 8 de Maio de 2010

Foi com enorme expectative que rumámos a Idanha-a-Nova para participar nesta já mítica prova do BTT Nacional.
Os Migos estiveram em Força, com 3 atletas nos 100 Km, incluindo a Célia Pereira que ia tentar revalidar a vitória obtida em 2009, e mais 4 atletas a participar nos 50 km da meia Maratona.

As expectativas não sairam defraudadas, os trilhos mostram toda a beleza e variedade de paisagens que se podem encontrar nesta zona raiana em que o Tejo separa Portugal e Espanha.
Começamos com zonas de planície a lembrar o Alentejo, passamos por alguns montes onde se começaram a pôr à prova a força e a habilidade, afinal o tempo estava de chuva e haviam pequenas zonas alagadas onde a lama exigia atenção. E eis que surgem as primeiras dificuldades com subidas dignas do nome, antes de descermos para o vale do rio Erges onde pudemos experimentar um dos mais longos single tracks que já fizemos, mesmo na margem do rio, por vezes a menos de 1 metro da àgua, com muita pedra a exigir o máximo de atenção para evitar algum mergulho indesejado. E eis-nos chegados a outro ponto alto, atravessar para a outra margem e entrar em terras de Nuestros Hermanos, numa rápida visita a Zarza-la-Mayor, para um reabastecimento digno de reis.
No regresso a terras lusas, eis-nos a rolar entre a serra e o rio, para nos aproximarmos do final e da famosa calçada que nos esperava para os últimos 2 ou 3 Km sempre a subir por pedras milenares, mas antes ainda uma passagem pela barragem Marechal Carmona e por mais umas subidas que desgastaram fortemente o pelot ão dos Migos e não só....
Mas a malta lá resistiu, e a subida a Idanha foi o esforço final, sempre a pedalar, sim que estávamos numa prova de BTT, não numa caminhada!!!!!
Na meta só podíamos estar felizes acabámos os 100Km com uma boa média, e a Célia Pereira atingia o objectivo; foi a 1ª em Femininos pelo 2 ano consecutivo. Palmas para ela por mais uma brilhante prestação.

Uma nota final para a organização que esteve 5***** desde as marcações aos reabastecimentos numerosos e com o essencial para renovar energias, até aos banhos e almoço no final para recuperar do esforço dispendido.

De resto podem ver fotos e outros comentários deste evento fantástico do BTT em:
http://picasaweb.google.pt/joaquimarmando/5MaratonaInternacionalIdanhaANovaZarzaLaMayor02?authkey=Gv1sRgCLrF-5uBxrmkMA&feat=directlink

Nenhum comentário: